Segurança da Informação: Apple, Facebook e Whatsapp na Corrida Pela Privacidade

Recentemente a empresa Apple teve um pedido judicial para quebra de sigilo de um aparelho móvel de um de seus clientes, o qual foi acusado de terrorismo por estar, supostamente, envolvido em um ataque terrorista que causou a morte de 14 pessoas nos EUA em San Bernardino, Califórnia, no início de dezembro de 2015.

No dia 16/02/2016, o juiz federal de Los Angeles ordenou à empresa uma “assistência técnica razoável”, para quebrar o sistema de segurança do Iphone e deflagrasse o sistema atual de “apagamento automático”. Esse recurso que a Apple disponibiliza destrói todos dados que constam no aparelho caso haja dez tentativas incorretas seguidas de quebra de senha de usuário. No entanto, a empresa se negou a ceder ou criar um software que quebre o sigilo e proteção de dados de seus usuários e venha expor dados privados de seus clientes.

O presidente executivo da Apple, Tim Cook, declarou em carta aos usuários postada no site da empresa alegando que seria “abuso de poder da parte do governo dos Estados Unidos”.

Atualmente a proteção de informações privadas de usuários, especialmente de empresas e empresários tem se tornado o mote principal de inúmeras empresas de tecnologia, como a própria Apple, por exemplo.

O Facebook, recentemente lançou uma atualização de seu aplicativo Whatsapp, no qual, segundo afirma a empresa, todos os usuários que estiverem com seus aplicativos atualizados, terão suas comunicações criptografadas ponta a ponta, ou seja, nem a própria companhia terá, supostamente, acesso aos dados trocados entre seus usuários.

Está havendo, portanto, uma verdadeiramente corrida pela privacidade dos usuários, afinal as empresas não querem perder clientes por estes desconfiarem que seus dados privados podem estar sendo monitorados.

A Sabra inteligência presta serviços de Segurança da Informação, desde seus primórdios. A Sabra trabalha com parceiros de primeira linha. No âmbito de proteção de telefonia, a Sabra oferece serviços de Criptografia Telefônica com parceria com empresa israelense que oferece criptografia de nível militar.

A Sabra oferece, ainda, serviços de Criptografia de Dados para computadores, discos rígidos e pendrives, bem como, serviços de Contraespionagem Empresarial. Todos serviços voltados a proteção da privacidade de nossos clientes.

A informação é a arma mais poderosa no mundo globalizado que vivemos atualmente e quem a possui, precisa protegê-la de todas as formas possíveis.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo. Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e nossa longa experiência em serviços de investigação empresarial. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça também outros de nossos serviços de investigação: investigação de fraudes empresariais e corporativas; Investigação de Funcionários; Investigação de Ativos; e todas as nossas Soluções.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *