Investigação de Fraudes com Fornecedores – Sabra

No mundo das fraudes empresariais e corporativas, um dos mecanismos mais utilizados por funcionários, executivos e diretores fraudadores para obterem ganhos financeiros “extras” e de maneira dolosa é a “parceria”, atuação em conjunto com fornecedores das empresas.

O processo da fraude com fornecedores é simples, o funcionário da empresa facilita a entrada do fornecedor na companhia, o qual, por sua vez, paga uma porcentagem do serviço executado por ele em forma de propina ao funcionário pelo privilégio de acesso à empresa. Porcentagem essa que é somada aos custos dos produtos ou serviços executados pelo fornecedor, ou seja, quem paga o “extra” é a própria empresa que está sendo fraudada.

O processo descrito acima é o mais comum adotado em fraude com fornecedor. Todavia, por vezes, quando o funcionário possui um cargo do alto escalão na empresa com poder decisório em determinadas áreas, como de compras, de novos negócios, gerência em geral, o empregado pode se sentir tão à vontade que acaba contratando um fornecedor que na realidade é sua própria empresa paralela.

Expliquemos: o funcionário do exemplo acima, para otimizar seus ganhos “extras”, em vez de ganhar apenas uma porcentagem em forma de propina, abre uma empresa em nome de parentes ou amigos próximos e insere essa empresa como fornecedora de produtos ou serviços para a empresa que está sendo fraudada. Como nesses casos, normalmente, o fraudador possui um cargo decisório, ele tem controle sobre todo o esquema e a empresa fornecedora jamais é investigada, possibilitando que o fraudador aja sem ser notado.

O mecanismo de fraude com fornecedor explicado de forma bem resumida acima, como já dissemos, é um dos mais comuns nas companhias atualmente. Por isso, a contratação de empresas de investigação de fraudes com experiência em atuação em casos como este é essencial para que as perdas sejam mitigadas.

A Sabra Inteligência é uma empresa de investigação de fraudes que conta com profissionais com vasta experiência em investigação de fraudes com fornecedores. Os exemplos, processos e mecanismos de fraudes explicados acima são baseadas no conhecimento e trabalho sobre casos concretos nos quais trabalhamos.

Por isso, podemos afirmar que a “parceria” com fornecedores é uma das práticas mais comuns entre aqueles funcionários que vislumbram oportunidade de fraudar a empresa para as quais trabalham e um bom serviço de investigação é essencial para que a fraude seja encontrada e comprovada.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo. Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e a longa experiência da Sabra em serviços de investigação de fraudes. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça também outros serviços de investigação da Sabra Inteligência: Investigação de Fraudes Empresariais e Corporativas, Investigação de Fornecedores, Investigação de Concorrentes, Investigação de Ativos, Perícia Forense de Celulares, e todas as Soluções da Sabra.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *