Fraudes Empresariais – Sabra

Fraudes empresariais ocorrem de maneira constante dentro das empresas brasileiras.

No contexto de fraude, podemos citar episódios de desvios de verbas, subornos, desvio de produtos, pagamentos extras, esquemas com fornecedores ou qualquer outra prática fraudulenta que ocorrem diariamente nas companhias brasileiras.

Esses artifícios fraudulentos acontecem em todos os níveis hierárquicos das empresas, desde níveis executivos como sócios, presidentes, diretores até níveis operacionais e fabris. A diferença é que quando a fraude empresarial acontece em escalões de gerência os prejuízos financeiros e de imagem das companhias, geralmente, são bem maiores.

As empresas sofrem verdadeiros assaltados aos seus cofres e costumam pecar pela falta de ação, podendo chegar até mesmo à falência, dependendo do porte e profundidade da fraude empresarial.

O cenário político confuso pelo qual o Brasil passa atualmente com exposição de grandes fraudes entre órgãos dos governos federais e estaduais, com participação de empresas nacionais e multinacionais escancarou o que já sabíamos ser prática comum, mesmo no mundo privado corporativo. A diferença é que no âmbito público o dinheiro é do cidadão, por isso, o zelo deveria ser total.

Ocorre que, essas recentes exposições midiáticas fizeram com que no âmbito privado, empresas e empresários de todos os setores, seja por força de Lei ou por zelo por seu capital financeiro, aumentassem a preocupação e, principalmente, as ações contra esquemas fraudulentos, através da criação de setores que identifiquem, sanem ou ao menos minimizem os prejuízos que vêm sofrendo.

Setores como, por exemplo, o de Compliance ou ferramentas como os canais de éticas, os quais permitem uma via sigilosa de denúncias e apuração de fraudes são essenciais, porém, muitas vezes insuficientes. A busca por parceiros que possam aumentar a eficiência de fato contra agentes fraudulentos tem sido o melhor caminho para empresas e empresários.

Neste ponto, empresas de investigação empresarial estão cada vez mais fortes e sólidas no meio corporativo, formando parcerias com empresas de Auditoria e Compliance, ou mesmo atuando diretamente com as empresas que enfrentam problemas com fraudes internas e externas.

A investigação de fraudes empresariais é o mote principal da empresa Sabra Inteligência, a qual atua no mercado corporativo há mais de 15 anos, sempre de forma objetiva, eficaz e discreta.

Ferramentas e ações de investigação da Sabra como: investigação de fraudes empresariais, propriamente dita; investigação de ativos; investigação de sócios; investigação de funcionários e inteligência empresarial vem auxiliando de forma eficaz empresas de todos os portes.

A atuação em forma de parceria com os setores internos das empresas é o grande diferencial da Sabra para o sucesso na minimização e eliminação de problemas com fraudes empresarias. A ação investigativa da Sabra acontece na forma do que se pode chamar de “auditoria velada”, ou seja, investigação de forma discreta, sem chamar a atenção dos alvos da investigação para que eles não tenham tempo de “disfarçar” ou esconder os atos fraudulentos que têm praticado.

Com esses exemplos de ações e parcerias com empresas de investigação empresarial e corporativa, a tendência é que, ao menos no mundo privado, as fraudes tendem a ter suas práticas diminuídas ou, ainda, que sejam mais facilmente identificadas de forma a punir e manchar a reputação de seus autores e partícipes.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo.

Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e a longa experiência da Sabra em serviços de investigação empresarial. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça também outros de serviços de investigação corporativa da Sabra: Varredura Eletrônica ; Análise e Perícia Forense em Celulares; Investigação de Fornecedores; e todas as nossas Soluções.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *