Como identificar fraudes em sua empresa?

De acordo com o estudo “Report to the Nations on Occupational Fraud and Abuse – 2016 Global Fraude Study”, da Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) – uma fundação dos Estados Unidos e considerada uma das maiores instituições de educação antifraude do mundo, as empresas ao redor do globo perderam cerca de 5% de suas receitas anuais com problemas relacionados com fraudes no ano de 2016.

Só na América Latina e Caribe estima-se que a perda média foi de 174 mil dólares por companhia.

Mas, como identificar fraudes em sua empresa? Como diminuir as perdas com fraudes?

Segundo o mesmo relatório da ACFE, as denúncias e “dicas” de funcionários ou outras pessoas foram melhor caminho na identificação inicial da fraude. O relatório informa que mais de 39% das descobertas de fraudes partiram de denúncias.

Muito atrás ficaram as outras formas de detecção de fraudes: auditoria interna (16,5%); balanços e revisões administrativas (13,4%); de forma acidental (5,6%); análise de documentos (3,8%); auditoria externa (3,8%); notificações legais (2,4%); monitoramento (1,9%); controles de TI (1,3%); e finalmente, confissão (1,3%).

Dentre as formas de identificação de fraudes, como é possível observar, a denúncia de colegas de trabalho ou outras pessoas foi a maneira mais utilizada. Talvez porque esse seja o caminho mais fácil.

Neste ponto, acreditamos que essa seja a forma mais utilizada porque grande parte das empresas não investem nas outras formas de identificação de fraudes, o que poderia aumentar consideravelmente as descobertas de esquemas fraudulentos.

O investimento em formas de identificação de fraudes, além de obviamente aumentar as descobertas de esquemas, também diminuem as perdas financeiras. Isso fica demonstrado, também, no relatório da ACFE, o qual indicou que empresas que não possuíam mecanismos de controles antifraudes tiveram uma perda, em média, duas vezes maior em relação àquelas companhias que continham tais mecanismos.

As formas de identificação de fraudes, portanto, são bem variadas. Entretanto, somente investimentos maciços em mecanismos de controles antifraudes podem, de fato, diminuir as ocorrências destes tipos nas empresas.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo.

Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e a longa experiência da Sabra na prestação de serviços de investigação empresarial. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça nossos serviços de investigação corporativa: Investigação de Fraudes EmpresariaisInvestigação de FuncionáriosInvestigação de SóciosInvestigação de AtivosVarredura EletrônicaPerícia Forense em Celulares; e todas as nossos Soluções

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *