Canal de Ética e o Apoio de Empresas de Investigação Corporativa

O canal de ética é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente após o advento da chamada Lei Anticorrupção (Lei Empresa Limpa). O canal de ética é um meio pelo qual há troca de informações de todos que se relacionam com a empresa. É um canal aberto de comunicação, com sigilo e confidencialidade, com os clientes, fornecedores, parceiros, funcionários e colaboradores pelo qual a empresa recebe elogios, críticas, informações e denúncias de esquemas fraudulentos.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima e as informações recebidas no canal de ética são mantidas sob sigilo. As empresas que implementaram esse meio comunicação, obtiveram um crescimento de cerca 67% no número de denúncias.

O principal intuito do canal de ética é identificar se as pessoas que se relacionam com as empresas se enquadram nas normais gerais feitas por elas. Nesse meio de comunicação, identificam-se fraudes envolvendo funcionários, fornecedores, concorrentes ou outras pessoas ligadas à empresa.

As denúncias e informações são recebidas, geralmente, pelo setor de Compliance ou de Auditoria Interna da empresa. Elas são separadas de forma lógica e tratadas, dentro do possível, internamente na empresa. Porém, o que tem ocorrido reiteradamente é que a equipe de Compliance ou Auditora Interna têm contratado como parceiros agências e empresas de investigação corporativa, pois, desta forma, uma investigação mais profunda e especializada pode ser efetuada sobre as denúncias recebidas minimizando prejuízos com fraudes.

O ponto diferencial de combinar o Canal de Ética com a contratação de investigação particular é que as empresas de investigação corporativa, trabalhando em conjunto com a equipe interna de Compliance e Auditoria Interna, têm especialização para buscar provas e informações mais profundas, tanto interna como externamente e, assim, trazem mais efetividade ao próprio Canal de Ética.

A Sabra, uma empresa com longa experiência em de investigação corporativa, já possui parceria com diversas empresas e suas equipes de Compliance e Auditoria Interna, buscando investigar todas as denúncias recebidas nos canais de éticas. Sempre oferecendo serviços especializados de investigação particular como: Investigação de Fraudes Empresariais e Corporativas, Investigação de Funcionários, Investigação de Sócios e Executivos, Investigação de Fornecedores, entre outras.

Por fim, observa-se, assim, que a contratação de empresas de investigação, como a Sabra, é o segundo passo para um funcionamento mais profundo e apropriado do canal de ética, com soluções de fato para as denúncias lá recebidas.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo. Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo empresarial e nossa longa experiência em serviços de investigação corporativa. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça também outros de nossos serviços de investigação: Investigação de Ativos, Investigação de Concorrentes, Investigação de Crimes Virtuais e todas as nossas Soluções.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *