Auditoria e Compliance: Parcerias com Empresas de Investigação Para Evitar Erros

As empresas tendem cada vez mais se prevenir contra fraudes corporativas, esquemas e desvios envolvendo funcionários, fornecedores, gestores, executivos, diretores e sócios. Para tanto, criam setores internos de investigação e prevenção de fraudes que possam auxiliar a minimizar prejuízos.

Em regra, as empresas possuem o setor de Auditoria Interna que buscam localizar possíveis fraudes, bem como, identificar os autores e participantes de eventuais esquemas dentro das companhias, tentando resolver da forma mais rápida e prática para a empresa.

Outro setor que vem ganhando holofotes pelos empresários é a área Compliance a qual é, geralmente, responsável pela elaboração, implantação e manutenção das regras gerais de ética e conduta daqueles que trabalham de alguma forma, com a empresa.

Ocorre que, por vezes, as pessoas responsáveis por esses setores ultrapassam, não por má-fé, o limite de suas funções, fazendo, muitas vezes o papel que caberia a empresas especializadas de investigação. Ou seja, acabam interpelando os supostos envolvidos nas eventuais fraudes, remexem em setores que chamam a atenção dos supostos envolvidos, executam ações externas, entre outras ações, isso sem possuirem a expertise para tanto. E, na maioria das vezes, os envolvidos em eventuais fraudes conseguem se evadir sem que faça provas do ocorrido.

As equipes de Auditoria Interna e Compliance quando executam tais ações até fazem com boas intenções, mas o ideal é trabalhar em parceria com empresas especializadas em investigação empresarial, como a Sabra. Assim, não comentem erros em ações que são típicas da área de investigação particular e inteligência privada.

Nesse sentido a Sabra inteligência, empresa que atua no mercado de investigação corporativa há 15 anos, possui parcerias com diversas equipes de Compliance e Auditoria Interna, auxiliando com investigação especializada, tais como: investigação de sócios, inteligência empresarial, investigação de funcionários, investigação de ativos entre outras soluções.

A soma de forças, portanto, entre equipes internas e empresas especializadas em investigação é o melhor caminho para a obtenção de resultados mais eficazes na identificação de fraudes e seus autores, minimizando, estancando e, se possível, recuperando prejuízos tidos por empresas e empresários.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo. Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e nossa longa experiência em serviços de investigação empresarial. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes.

Conheça também outros de nossos serviços de investigação: investigação de fraudes empresariais e corporativas, investigação de fornecedores, investigação de concorrentes, análise e perícia forense de celulares.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *