Análise e Perícia Forense de Celulares – Sabra

Recentemente, investigações envolvendo políticos e empresários se tornaram públicas com provas de fraudes, subornos e esquemas. Uma das ferramentas de investigação amplamente utilizada na coleta de provas foi a análise e perícia forense de celulares dos investigados.

Utilizando-se de equipamentos como o Cellebrite, empresa israelense conceituadíssima na fabricação de equipamentos de perícia digital em celulares, os investigadores cruzaram e coletaram inúmeras provas de atuação fraudulenta e criminosa nos celulares dos investigados.

Com toda essa exposição, esse tipo de serviço de investigação e análise e perícia forense de celulares começou a se difundir também no meio corporativo.

Empresas e empresários, preocupados com possíveis fraudes empresariais e corporativas notaram a importância da perícia digital em celulares de seus funcionários, seja como forma de prevenção ou de investigação.

Sabe-se que celulares cedidos pelas empresas aos seus funcionários, obviamente pertencem às empresas e, portanto, todo o conteúdo trafegando nesses dispositivos são de responsabilidade da companhia, afinal, são seus empregados que os estão utilizando. Com isso, os Tribunais de Justiça brasileiros têm aceitado de forma pacífica quaisquer provas de condutas ilícitas contidas nesses aparelhos celulares corporativos para serem usadas juridicamente.

Ou seja, em casos em que os funcionários, gerentes, executivos ou sócios utilizem aparelhos corporativos para tratar de fraudes ou outra atividade ilícita que prejudique a própria empresa onde trabalha, os dados ali tratados podem ser utilizados contra o funcionário em eventual processo judicial.

Dessa maneira, a procura pelo serviço de análise e perícia forense de celulares tem aumentado.   A busca por esse serviço cresceu tanto na forma preventiva, ou seja, quando a coleta dos dados dos celulares dos funcionários é realizada antes de qualquer suspeita de fraude e os dados são armazenados e analisados somente se necessário. Quanto, também, na forma investigativa, quando há suspeitas e indícios de que o funcionário já esteja envolvido em algum esquema de fraude empresarial na companhia.

E, no que tange a prestação deste serviço, a Sabra Inteligência é uma empresa de investigação empresarial que atua no ramo de investigação há 15 anos, prestando serviços com discrição e eficiência.

Ferramenta essencial para empresas de investigação, o serviço de análise e perícia forense de celulares é algo inerente para empresas que prestam serviços de investigação empresarial. Afinal, além de identificar a fraude e seus autores, as companhias necessitam de provas que possam ser utilizadas em juízo, o que acontece mais fortemente com a perícia forense.

A análise e perícia forense de celulares, portanto, tende a ter sua procura ainda mais aumentada com o passar dos anos.

Deixe sua opinião sobre este tema abaixo. Os artigos aqui publicados traçam um paralelo com o cotidiano do mundo corporativo e a longa experiência da Sabra em serviços de investigação empresarial. Sempre resguardando a total privacidade de nossos clientes, agende uma reunião sem compromisso.

Conheça também outros de nossos serviços de investigação: Investigação de Fraudes Empresariais e Corporativas; Investigação de Funcionários; Investigação de Ativos; e todas as Soluções da Sabra.

Compartilhe:

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *